Nova edição da Revista Paranhana Literário está no ar celebrando o universo da literatura e da arte

Está no ar mais uma edição da revista Paranhana Literário valorizando a literatura e outras manifestações culturais em suas páginas. Chegando à edição de número 17, a publicação  segue com o seu propósito inicial: destacar e promover a literatura da região do vale do Paranhana, mas também abrir espaço para autores de outras regiões e Estados. Ao longo de suas páginas é possível observar a diversidade de textos e autores dos mais variados estilos. Os textos selecionados e inéditos incluem poemas, contos, crônicas e artigos de opinião vindos de diversos Estados e que evidenciam a pluralidade de vozes da nossa literatura.  A publicação virtual é disponibilizada aos leitores através do site paranhanaliterario, onde é possível ler online ou fazer o download gratuito do conteúdo.

Além disso, a revista traz entrevistas com autores já consagrados, com editores e livreiros, focando em toda a cadeia produtiva do livro. De acordo com o escritor e editor da Paranhana Literário, Doralino Souza, a ideia de trazer todos esses assuntos relacionados ao mundo da literatura é dar aos escritores, principalmente aos novatos, uma visão ampla do cenário literário. “É importante que o autor em início de carreira tenha conhecimento da cadeia produtiva do livro, isso fará com que ele tenha os pés no chão e saiba administrar sua carreira com menos riscos e frustrações”, analisa.

Entre os destaques desta edição está a capa, produzida pela colagista Céu Passos, de Belém do Pará, que criou a arte exclusivamente para a revista e que também é uma das entrevistadas, falando sobre essa técnica de arte. Também merece destaque a matéria sobre a Livraria Bamboletras, que após as dificuldades durante a pandemia, se refez a partir da troca de endereço, se instalando em uma antiga igreja. Há ainda entrevista com o proprietário da editora Coralina, falando sobre produção e publicação de livros e organização de Feiras de Livro. A revista apresenta ainda resenhas, lançamentos de livros, colunistas e dicas sobre carreira literária.

O editor lembra que a revista, desde o seu nascimento, mantém a periodicidade bimestral e que na próxima edição da revista completará 03 anos de existência. “Nesse tempo ajudamos a divulgar centenas de novos autores, produções literárias e publicamos muitos autores inéditos. É gratificante olhar pra traz e saber que, de alguma forma, estamos contribuindo para fortalecer nossa cultura, principalmente, nossa literatura”, reflete.  

A revista já está aberta para submissão de textos que poderão ser publicados na próxima edição. Os interessados podem mandar contos, crônicas ou poesias, junto com uma minibio e foto para editor@jm2d.com.br.

Deixe um comentário