Com a finalidade de abrir um leque de oportunidades, de reflexões e aprendizagens, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) realizam o XXII Seminário de Educação Infantil. O evento será nos dias 15, 16, 17, 21 e 22 de setembro, sempre a partir das 19h30min. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, os encontros serão feitos via plataforma Google Meet.
Os interessados em participar do Seminário devem realizar inscrição pelo site da Faccat até o dia 13 de setembro. Com a temática “Protagonismos, crianças, infância e culturas infantis” diversos convidados, entre doutores e mestres em Educação, levarão os professores a uma reflexão sobre o ensinar, aprender, sobre o processo pedagógico como um todo. A promoção é do curso de Pedagogia da Faccat.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria de Fátima Reszka, oseminário abordará desde aspectos sociais, da corporeidade, do currículo para infância e sobre a intencionalidade pedagógica do professor. “Para cada uma das noites teremos palestrantes inspirando e nos fazendo refletir sobre esses aspectos. Prevemos um momento de trocas por meio de relatos de experiências. Os professores trarão suas contribuições no sentido da socialização das práticas”, explica.
Programação
Quarta-feira, 15 de setembro
19h30 – Abertura
19h40 – Palestra: O Corpo em Movimento
Palestrante: Prof. Mestrando Alex Parnoff
Mediação: Profª Dra. Maria de Fátima Reszka
Quinta-feira, 16 de setembro
19h30 – Palestra: Fundamentos Sociológicos para pensar a infância
Palestrante: Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)
Mediação: Profª Dra. Maria Janine Dalpiaz Reschke
Sexta-feira, 17 de setembro
19h30 – Palestra: As crianças participam do currículo?
Palestrante: Profª Dra. Maria Carmen Barbosa (UFRGS)
Mediação: Profª Doutoranda Raquel Karpinski
Terça-feira, 21 de setembro
19h30 – Palestra: Docência mm Movimento e a Intencionalidade
Pedagógica: Investigação ao Encontro do Protagonismo Infantil
Palestrantes: Profª Mª Carine Marcon (UFFS) e Profª Mª Allana Cavanhi (UFFS)
Mediação: Profª Mª Marlene Soder Ressler
Quarta-feira, 22 de setembro
19h30 – Explorar, habitar, construir e representar: um cotidiano de possibilidades – relatos de experiências
Palestrante: Equipe Secretaria Municipal de Educação de Taquara
Mediadora: Profª Drª Luciane Wagner Raupp