Findando o 2020, a editora Appris fez o lançamento do livro “Modelos de Gestão em Cooperativas do Ramo Agropecuário – Comparativo entre os Estados do Mato Grosso e Rio Grande do Sul”. Um livro que explica de maneira clara e objetiva o que é cooperativismo e modelos de gestão, enfatizando o cooperativismo como uma importante ferramenta de transformação da sociedade, que promove a justiça social e a sustentabilidade. Entre os autores da obra está o docente das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Prof. Dr. Roberto Tadeu Ramos Morais.
Com 160 páginas, o livro está dividido em seis capítulos, que vai desde o detalhamento do cooperativismo, mesclando com o ramo agropecuário e modelos de gestão. O exemplar é resultado de pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (Mestrado) e da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Mato Grosso (Sescoop/MT).
“O livro trata das lacunas competitivas que resultam dos insuficientes sistemas administrativos aplicados às cooperativas agropecuárias. A obra identificou a percepção dos gestores e diretores acerca das tendências no campo da Gestão e do Cooperativismo”, ressalta o professor Roberto Morais. Além disso, Morais destaca ainda que o livro também aborda a implementação de modernos instrumentos gerenciais.

Além do professor, o livro também é de autoria de Elton Castro Rodrigues dos Santos, Neiva de Araújo Marques e Gabriel Schmitt Morais.
A obra já se encontra à disposição no site da editora Appris.