Com um formato mais popular, onde todos participam, os blocos e foliões já estão preparados para a 3ª edição do Carnaval Cultural de Taquara. A festa acontecerá no domingo, 23 de fevereiro, das 16h às 23h, na Rua Coberta de Taquara.
O formato mais popular foi idealizado pelo carnavalesco José Luís Lopes da Silva (Zé Lopes) com a intenção de resgatar as origens do carnaval taquarense. Ele comemora a mobilização e independência do evento com a comunidade. “Durante todo o ano fizemos eventos para conseguir recursos e assim garantir a realização do nosso carnaval. E este ano vamos conseguir oferecer uma programação para todos os públicos! Teremos o bloquinho da criançada e da melhor idade à tarde, com marchinhas de carnaval; a noite, será a vez da bateria show da Mocidade Jardim do Prado, do pagode com o grupo Uma Só Dica e ainda da escola de samba convidada Unidos da Ponte de Estância Velha“.

Parte da festa já com recursos independentes
Diferente dos outros anos, o Carnaval Cultural de Taquara começa a se tornar mais independente dos recursos do cofre público. Isso se deve pela organização dos blocos e carnavalescos durante o ano de 2019, que realizaram diversas atividades com intuito de reunir recursos para a realização do carnaval de 2020.
Neste ano, a administração municipal está dispondo apenas de bens e serviços, que são: cessão sem ônus do espaço público, o plano de prevenção contra incêndio (PPCI), assessoria de imprensa, solicitação da Brigada Militar (BM), limpeza do espaço, decoração e os banheiros localizados na Praça da Bandeira (sem necessidade de locação de banheiro químico). Em contrapartida, os carnavalescos, blocos e o Coletivo Pró-Cidadania estão financiando a sonorização, iluminação, contratação do grupo de pagode e escola de samba convidada e produção do evento.
Pré-Carnaval Solidário
Nos últimos dois meses, a bateria da Mocidade Independente Jardim do Prado realizou em sua sede ensaios abertos para a comunidade. Em dezembro, véspera do Natal, o Bloco arrecadou brinquedos e doou para crianças do Quilombo, na localidade Paredão Alto, distrito de Fazenda Fialho, interior de Taquara.
Nesta sexta e sábado, 21 e 22 de fevereiro, serão arrecadados durante os ensaios abertos, leites para doação à ONG Vida Breve. Para o carnavalesco Cristiano Oliveira é importante aproveitar a motivação e engajamento da comunidade carnavalesca para ajudar associações que trabalham pela cultura em Taquara, como é o caso da ONG Vida Breve.
Quem quiser participar da campanha pode entregar o donativo na sede do Bloco, localizada na rua Erechim, 2595, bairro Jardim do Prado, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a partir das 16h.

O Carnaval Cultural de Taquara tem a realização do Bloco Mocidade Independente Jardim do Prado e da Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) e do Departamento de Cultura, contando ainda com apoio do Coletivo Pró-Cidadania. Mais informações podem ser obtidas com a Diretoria de Cultura de Taquara, pelo telefone (51) 3541-9200, ramal 293; e com Zé Lopes – Carnavalesco, pelo telefone (51) 99680-2469 ou pelo e-mail escoladesamba.taquara@gmail.com.
Serviço
O que: 3ª edição do Carnaval Cultural de Taquara
Quando: 23 de fevereiro, domingo – das 16h às 23h
Onde: Rua Coberta de Taquara – Rua Federação, junto à Praça da Bandeira
Valor: entrada gratuita e classificação livre
*Informações e foto de capa: Vanessa Sanches
[…] terceira edição do Carnaval Cultural de Taquara, realizada no último domingo, 23, contou com um excelente público que animou o evento do início […]
CurtirCurtir