Para celebrar o Dia do Colono, Três Coroas promoveu, no último final de semana, a 23ª Expofeira de Produtos Coloniais. Milhares de pessoas prestigiaram os dois dias de atividades, que contou com o melhor do que é produzido pelos agricultores do município. Durante o evento foram comercializadas frutas, verduras, legumes, pães, cucas e embutidos, produzidos pela agricultura familiar. Além disso, teve desfile de tratores e carretinhas, venda de artesanato local, máquinas e equipamentos agrícolas, assim como o tradicional café da manhã colonial e almoço típico e diversos shows musicais.
A área onde estavam expostos os animais, acabou sendo um dos espaços mais visitados da Expofeira. Havia gado bovino, ovelhas, cabras, pássaros, aves e coelhos. Também foram expostas ferramentas antigas fabricadas e utilizadas por colonos. Para a aposentada Terezinha Zimmer, de 62 anos, os objetos trouxeram a tona lembranças da infância. “Fui criada na roça e trabalhei de tamanquinho na geada. Meu pai utilizava ferramentas como estas expostas. Ele mesmo fazia as suas ferramentas. Mais tarde deixei a colônia e vim para a cidade trabalhar nas fábricas de sapato. A Expofeira me traz boas recordações”, disse ela.
O Expofeira é organizada pela Prefeitura de Três Coroas, saudando as origens do povo, o passado colonial do município e mostrando o respeito e gratidão ao homem do campo.
Fotos: Diego Land