5 habilidades REALMENTE importantes para desenvolver teu potencial pessoal e profissional em 2022

1. Pensamento crítico, analítico e SOLUCIONADOR

Está em frente a um problema? Certo. Qual é a tua opinião sobre ele? De modo prático e realista, como tu e tua experiência podem fazer a diferença na busca por soluções reais capazes de sanar a dor que teu posicionamento crítico detectou?

Pensar sobre + analisar de perto + buscar soluções

Esta é a equação consciente que deve ser levada em conta na solução de qualquer problema que possamos enfrentar.

2. Entendimento macro e micro da gestão de negócios

Está na moda falar mal de “CEO de MEI”, né? Vou escrever sobre isso mais à frente, mas para hoje, apenas quero trazer a provocação seguinte:

Do que – raios – adianta tu abrir uma empresa logo após te formar na faculdade ou muito antes disso, te colocando na posição de “dono” de negócio, se tu não tens a MÍNIMA noção real do que é EMPREENDER, na prática?

Qual é o teu entendimento macro e micro de gestão do teu negócio? Antes de empreender, busque intraempreender e mais do isso, aprender. Estude, busque conhecimento (Oi, ET Bilu!) e aprofunde em tua área de atuação. Entenda os cenários macro e micro, busque focar nas soluções para as dores encontradas em tuas análises. Antes de ter um negócio ou de fazer parte de um negócio, pergunte-se:

“Para quem mesmo é que eu estou solucionando?”

“Onde se encaixam as minhas soluções na sociedade na qual vivo?”

3. Flexibilidade consciente

“Ah, mas tu tens que ser resiliente”

Ora, vamos parar de romantizar o sofrimento? Ser flexível e aberto a críticas, é uma coisa. Louvável, inclusive. Ser o colaborador e funcionário que diz “ok” a tudo, mesmo estando infeliz, não.

Esteja aberto a ouvir, sempre, mas posicione-se para falar, também. É uma troca. Se o empregador não quiser ouvir e não estiver realmente disposto a olhar para o teu lado com empatia, o que mesmo que tu está fazendo aí?

4. Coragem

Coragem é fazer o que precisa ser feito e arcar com a responsabilidade destas escolhas. Não está feliz no trabalho? No relacionamento? Saia das situações de estresse.

Primeiro foque em cuidar de ti e de quem ama, depois foque no resto. Dinheiro não é tudo, mas não receber o que é teu direito, não é certo. Ser mal pago a vida toda achando que está “ok” pagar as contas e sobreviver, não é viver.

Quer crescer em 2022, de verdade?

Tenha coragem para assumir riscos e lute. Não vai ser fácil, não cairão do céu as oportunidades, mas a luta é essa mesmo, sempre mais intensa para os inconformados.

Não dá para seguir a vida na mesmice de uma suposta situação confortável que te impede de viajar quando e para onde quiser; comprar o que precisa ser comprado; experienciar o que deseja experimentar.

5. Qualidade de vida

Já disse Joel Jota algumas vezes e eu amo:

“A ordem é 1. Saúde 2. Família 3. Trabalho
Não inverter”

É isso. Cuide de tua saúde física e mental. Não trabalhe horrores por um salário ínfimo que te impede de fazer uma academia. Não fique preso horas e horas em reuniões que exigem de ti uma presença CLT se tu recebe como PJ. Não fique mais tempo engarrafado no trânsito do que trabalhando no escritório. Trabalhe menos e MELHOR.

Família é o grupo seleto de pessoas que realmente te amam e se importam contigo.

E por família, entenda família mesmo, não familiares.

É pai, mãe, irmãos e parceiro. E deu.

Estes sim, farão tudo por ti.

Tua família não é a empresa onde trabalha e muito menos os companheiros de bar de final de semana. Amigos de verdade, são poucos. Alguns podem ser família, se considerados como irmãos, mas cuidado: a decepção costuma ser grande quando depositamos muita expectativa em alguém que não nos ama de verdade.

Trabalho é o teu tempo de vida dedicado a exercer determinadas funções em troca de determinada soma de dinheiro. Quanto vale a tua vida?

A minha vale muito, por isso, meu tempo é valioso e não é mais destinado a nada e nem ninguém que não souber valorizá-lo.

Sabe a máxima “tempo é dinheiro”? Então, é sobre isso e além disso: tempo é vida que passa e que a gente troca por dinheiro. Então, caros amigos, precisa ser uma troca que valha MUITO a pena.

Por fim, um lembrete para fechar esta coluna com chave de ouro:

O criativo que resolve problemas, é incrível. O criativo que sabe usar sua criatividade de modo estratégico para evitá-los, é genial.

Genialidade é uma habilidade treinável. Tu também anda exercitando a tua por aí? Pois exercite. Assim, te garanto que nada vai parar o teu crescimento em 2022 e nem nunca. A escalada rumo às nossas melhores posições e conquistas, começa de dentro para fora, exige pensar consciente e ações que promovam a projeção de todas as nossas qualidades a quem interessar possa.

Apenas acreditando no nosso valor é que este passará a ser percebido pelos demais. Vamos aproveitar que fevereiro mal começou para correr atrás de tudo que a gente mais deseja? Eu estou pronta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s