O Simples não precisa ser Simplório

Simplicidade. “Make it Simple” – Deixe Simples, Faça Simples. Como ando ouvindo coisas assim ultimamente! E isso é bom. Simples. Claro. Leve. Acho que não é à toa que a Pantone elegeu o Classic Blue para reger 2020 – um azul calmo e sereno. Precisamos dar uma pausa e desacelerar. Mas vamos entender uma coisa importante: desacelerar não significa parar.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 01
Classic Blue. Divulgação Pantone

Esse tirar o pé do freio para que a gente respire com maior facilidade. Esse respirar mais gostoso e leve, apreciando os momentos, revendo atitudes. Nem sempre é fácil. Opa, é claro que não! A gente desacelera e é atropelado? Sim, infelizmente sim. Mas se não podemos parar o mundo que nos cerca, talvez seja o momento oportuno para revermos as estruturas do nosso mundo. O mundo interior que nos rege. O mundo interior que nos acalenta quando o exterior ameaça ruir. Como anda esse fortalecimento interior? Tens pensado sobre isso? E como traduzir em linguagem simples toda essa complexidade que nos habita?

O texto de hoje é sobre simplicidade na criação. Criação para moda, estampas, design, produtos em geral. Criação que rege a criatividade que nasce nos momentos mais improváveis, como por exemplo ontem, quando eu precisei buscar uma panela lá no fundo e no alto do armário e não quis pegar a escada: usei a concha do feijão para ‘fisgar’ o meu ‘caldeirão’. Claro, este foi um exemplo simples e simplório. Vocês sabem a diferença entre uma palavra e outra?

Vamos lá:

Simplicidade

Substantivo feminino
1. O que não é complicado
2. qualidade do que é simples, do que não é composto.

Simplório

adjetivo substantivo masculino
1. que ou aquele que é muito crédulo ou ingênuo, comum.

O meu ato em pegar a concha do feijão para ‘fisgar’ a panela que estava lá no alto do armário, foi um ato simples e simplório. Mas vocês ficariam abismados com o pavor que os criativos possuem de projetos simples. O que para mim, é pura bobagem. Afinal, não é necessariamente a complexidade de uma narrativa criativa, que faz com que a mesma seja interessante. Pelo contrário, sobretudo na moda, às vezes o menos é mais, mesmo. Mesmo.

Uma estampa de listras coloridas pode ser simples e impactante ou simplória e enfadonha. A criatividade pode estar escondida nas soluções que encontramos todos os dias para superar as nossas próprias expectativas. Vou mostrar para vocês alguns exemplos de estampas simples e incríveis da minha marca favorita de produtos estampados – a Marimekko.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 02
Estampa Viivakukka – line flower, Marimekko

Como o próprio nome sugere, é uma estampa de listras florais. Percebam que os caules formam as linhas; as flores azuis em tons claros, contrastam com o fundo escuro; toda a composição dessa estampa, é muito simples. Os desenhos são simples, mas funcionam muito bem. Elegantes e despojados, os traços soltos e bastante gestuais, sugerem uma descomplicada sofisticação que apenas os artigos simples podem oferecer.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 03
Detalhe da estampa Viivakukka – line flower, Marimekko

A escala do módulo de repetição da estampa na superfície, também modifica o impacto visual que temos ao apreciá-la. Se fosse reduzida bastante, ficaria praticamente um padrão que na moda chamamos de liberty – os pequenos e delicados florais. Já em escala um pouco maior, a mesma linearidade bastante visível na primeira foto, já se perde na segunda: os azuis das flores chamam mais a atenção.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 04
Estampa Viivakukka – line flower, Marimekko

Já essa imagem mostra a versatilidade do simples. A mesma estampa que foi usada para produto de vestuário, também foi utilizada para a decoração: a cortina abraçou muito bem a mesma composição visual. Isso é o charme do design de superfície. Se pensarmos em escala industrial como a da Marimekko – referência no segmento de estamparia a nível mundo – podemos compreender que a sacada dessa criação é realmente genial. Simples, porém não simplória. Uma única estampa que funciona em escalas grandes, médias e pequenas, para os mais diversos produtos, aplicações e segmentos.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 05
Estampa Talkoot – communal work party, Marimekko

Já essa estampa recebe o seu toque de refinamento através da escolha das cores. Tons pastéis suaves e delicados, que praticamente mesclam flores azuladas e rosadas com respiros de branco que reforçam o tom verde. Uau. Novamente, uma estampa simples, mas não simplória. A sua escala maior, deixa o módulo de repetição não aparente.

Coluna Martina 23-01-20 Foto 06
Estampa Unikko – Marimekko

Esta é a estampa ícone da Marimekko. A Unikko já foi copiada e revisitada por empresas do mundo todo, umas boas milhares de vezes. E entra década e sai década, ela reina exuberante nas coleções da marca. Recebe novos acabamentos, novas cores; estampa novos produtos, de decoração a vestuário; aparece vestindo os corpos das fashionistas que talvez não saibam que essa estampa de alto impacto visual, trata-se de uma estampa ‘senhora’ de mais de 50 anos. Leia mais sobre essa estampa aqui.

Atemporalidade. Outra característica de um artigo de moda simples e não simplório. Um floral qualquer, hoje faz sucesso e amanhã cai no esquecimento. A Unikko entra e sai ano plena, renovada, soberana.

Costumo dizer sempre que ser simples é algo sublime. E eu realmente acredito nisso. E a simplicidade pode e deve ser praticada não apenas durante momentos criativos no trabalho, mas sempre.

Que o Classic Blue reine mesmo, em 2020. Que a gente possa criar mais, melhor, com mais leveza e profundidade, com mais simplicidade.

Precisa dizer algo? Diga. Precisa fazer algo? Faça. Que a nossa urgência por assertividade encontre o abraço na simplicidade. E que tudo que seja comum e simplório fique relegado a último plano: afinal, a riqueza mora mesmo, é nos detalhes – nem sempre complexos – visíveis aos capazes de ver e de enxergar novas possibilidades.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s