O amor estampado em ações: conheça o Estampa do Bem

Olá, queridos leitores! Tudo bem?

Hoje venho aqui falar para vocês sobre um projeto idealizado por mim e que neste ano de 2019 ganhou força e forma através da ajuda de uma equipe incrível de designers mulheres que abraçaram comigo essa grande e realizadora viagem: o Estampa do Bem!

Desde os tempos de faculdade, mais precisamente em 2007, momento no qual me encontrei no mundo das estampas e das possibilidades de aliar minhas paixões por ilustração, arte, moda, design e cultura em produtos cheios de vida, nasceu dentro de mim uma vontade enorme de criar um grupo de mulheres designers atuantes e engajadas em levar o bem através de estampas cheias de significado. Eu precisava reunir mulheres talentosas que aceitassem embarcar comigo nessa jornada, precisava de tempo e de ajuda para fazer isso tudo acontecer e, acima de tudo, precisava planejar melhor o modo como tudo iria fluir.

Claro que durante a faculdade encontrei muitas mulheres que me impactaram positivamente, mas confesso que após finalizar a minha graduação em design gráfico, engatei a pós em Design de Superfície e logo depois, meu mestrado em Cultura, o que acabou contribuindo para que este sonhado projeto ficasse guardadinho na gaveta do coração, mas não esquecido.

Em 2018, durante o curso de design de estampas Brasilidade Estampada, me reaproximei de designers que eu já conhecia e admirava, e conheci novas designers cheias de atitude. Através dessa conexão, pensei: “é agora, é já! Já tenho a equipe de designers mulheres maravilhosas que o projeto tanto precisa!”

Então, matura daqui e de lá, e em fevereiro de 2019 nasce o Estampa do Bem, composto pelas designers Martina Viegas, Letícia Rodrigues, Carolina Torres, Elisa Timm, Aline Hornburg, Fabiani Boscardin, Vanessa Lorscheiter, Indiara Costa, Fernanda Postal, Mauren Aita, Pamella Correa e Thiani Jardim. O projeto já possui em andamento duas Ações do Bem e para a sua primeira ação, carinhosamente apelidada de Lenços do Bem, o grupo desenvolveu lenços com estampas autorais para mulheres que lutam bravamente contra o câncer de mama. Estes lenços foram desenhados como resposta à pergunta “o que é ser mulher”, e cada uma das designers desenvolveu a sua proposta de modo gráfico representando cores, amores, força e interpretação individual através de seus traços e técnicas preferidas. A união faz a força e as sementinhas do bem voaram por aí, encontrando um solo fértil para brotarem!

O projeto Estampa do Bem
O projeto Estampa do Bem

O grupo é composto por 12 membros fixos – todos designers e mulheres. A cada nova Ação do Bem, são convidadas mais 3 designers para compor o quadro de voluntários.  A ideia é a de renovarmos a ajuda e também o olhar acerca de fazer o bem. Para a primeira ação, chamamos as designers Julia Moraes, Maete Porto e Eleny V. Eksterman, que desenvolveram conosco as estampas para os lenços.

Eleny V. Eksterman, uma das designers convidadas a participar da primeira Ação do Bem, fala sobre o que sente em relação ao projeto. “Me sinto muito honrada em ter sido convidada para participar deste projeto, pois fazer o bem para  uma pessoa  é fazer o bem para toda a humanidade – parafraseando o famoso ditado contido no Talmud.”

Aline Hornburg, uma das designers engajadas na causa, considera que “estar no Estampa do bem, como o nome já diz, traz tudo que há de bom. Estar nesse projeto faz bem para a alma, poder criar estampas autorais para causas que nós acreditamos e de alguma forma poder trazer conforto para as pessoas é uma gratidão imensa. O projeto Estampa do Bem faz o bem para quem cria também, por que o coração se enche de luz e amor!”

Print
Lenço desenvolvido em aquarela por Aline Hornburg, com criação inspirada em ipês e pássaros, bem como na transformação da mulher

Para a designer Letícia Rodrigues – a Leka: “Fazer parte do Estampa do Bem é uma realização! Unir o meu trabalho de criação de estampas e ilustrações, que AMO fazer, com ajudar o próximo é recompensador!”

lenço Leka
Lenço desenvolvido em canetas Copic por Leka Rodrigues, com criação inspirada na flor de lótus e retratando a força da mulher.

 

O Estampa do Bem conta com designers gráficos, de produto, de superfície e de moda. As ações promovidas são as mais diversas, destinadas a diferentes causas. A designer Indiara Costa é a designer por trás da criação do nome do projeto e de sua identidade visual.

“Acredito que pensei no impacto que boas ações, mesmo que pequenas, têm na vida de quem precisa. Essa é a diferença que queremos fazer e podemos fazer através do nosso trabalho. Sobre a construção do logo mesmo, pensei em uma representação que lembre um carimbo para mostrar que queremos deixar uma marca, chamar a atenção para essas causas. Lembrando sempre da importância do trabalho manual que fazemos e que é característico da profissão que escolhemos”, diz.

Identidade visual Estampa do Bem
Identidade visual da Estampa do Bem foi desenvolvida por Indiara Costa

 

Nosso movimento é sem fins lucrativos e contamos com a ajuda imensurável de apoiadores que são convidados a cada ação. Para a ação Lenços do Bem, a empresa de tecidos AHB Moda, de Novo Hamburgo, apoiou nossa ideia doando os tecidos e as impressões dos lenços. A costureira Eugênia Teixeira foi a profissional que voluntariamente costurou os lenços, os quais serão entregues à instituição escolhida por nossa equipe no próximo sábado, dia 18 de maio de 2019. Agradecemos muito a estes apoiadores que abraçaram essa ideia com a gente!

No próximo sábado levaremos os lenços para a Casa Camaleão, que realiza um belo trabalho em Porto Alegre. A instituição é localizada na Rua Giordano Bruno, 82 – Rio Branco, Porto Alegre – e presta apoio a pacientes com câncer, seus familiares, amigos e equipes médicas. Para conhecer mais sobre a Casa Camaleão e contribuir com esta instituição, basta entrar no site https://projetocamaleao.com/.

Casa Camaleão
A Casa Camaleão, de Porto Alegre, presta apoio a pacientes com câncer, seus familiares, amigos e equipes médicas.

E já aproveitamos para fazer o convite a novos apoiadores que desejarem fazer parte dessa história estampada repleta de amor e de solidariedade! Interessados em apoiar o projeto com mão de obra ou matéria prima e serviços, poderão enviar um e-mail para estampadobem@gmail.com.

Quanto às designers convidadas, nossas únicas regras é que sejam designers ou artistas mulheres convidadas por uma de nossas membros fixos do projeto. Queremos evidenciar e enaltecer a criatividade de mulheres que estejam inseridas em causas que promovam o bem através de suas cores, traços e estampas. A cada nova ação, uma de nossas designers fixas irá convidar mais 3 profissionais.

Para conferir tudo sobre o projeto Estampa do Bem, conhecer melhor as designers envolvidas e apreciar todas as estampas de lenços da primeira ação desse grupo estampado, siga o perfil @estampadobem no Instagram. Nos próximos dias serão postadas as artes e muitas novidades! Nada mais gostoso do que aliar paixões individuais em prol do bem maior e coletivo, não é mesmo?

Vem com a gente! Um grande abraço e obrigada pela leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s